Como se preparar para viver bem a Quaresma?
A Quaresma é um tempo propício para deixarmos hábitos que nos levam aos vícios e criar novas rotinas e práticas que nos levam às virtudes, dessa forma caminharemos para uma vida em conformidade à Vontade de Deus para nós.
" SEDE SANTOS, PORQUE EU, O SENHOR, VOSSO DEUS, SOU SANTO."
Como cristãos, devemos buscar ter em nosso lar um altar onde a família se reúna para realizar momentos de oração. O altar precisa ter no mínimo:
Crucifixo - para não nos esquecermos a nossa fé
Imagem de Nossa Senhora - pois foi pelo sim Dela que Deus enviou ao mundo Seu Filho Unigênito
Vela - para acendermos no momento das nossas orações e nos recorda a Luz de Cristo
Flores - para ornamentar o altar de Deus em nossa casa
Bíblia - pois a Palavra de Deus deve ser lida e vivida em nossas casas
Além disso, coloque uma toalha roxa e ou um pequeno tecido roxo no crucifixo. Coloquemos também a imagem da Sagrada Face, para que contemplemos o rosto do Senhor todos os dias da Quaresma
A a cada tempo litúrgico vamos alterando a formação desse altar, retirando ou adicionando algo. Na quaresma por exemplo, não utilizaremos as flores, pois as flores remetem às festividades e na quaresma vivemos um tempo de sobriedade com o olhar voltado para Cristo Crucificado.
Utilize esse altar para realizar as práticas quaresmais em sua casa, principalmente as devocionais como a via sacra, a meditação da palavra, a oração do terço, a contemplação do Cristo Crucificado e outras que você e sua família se propuseram nesse período.
Escolhendo as penitências para viver na quaresma:
1. Primeiro, faça um bom exame de consciência e com firme propósito de mudança, busque a Confissão Sacramental.
2. Com base nos pecados que você identificou no exame de consciência, escolha uma ou mais penitências que irão te auxiliar a cumprir o propósito de não mais ofender a Deus.
3. Não escolha inúmeras penitências, escolha aquelas mais custosas, mas que são passíveis de você executar durante os 40 dias com constância.
Você pode escolher entre penitências que envolvam o prazer pela boca, o que nos ajudará a refrear o pecado da gula, da luxúria e da língua! Exemplos:
- Eliminar doces, refrigerantes, chocolates e outra guloseimas.
- Nas refeições acrescentar algo que não goste ou colocar tempero de menos, ou ainda, colocar um condimento que quebre o sabor.
- Comer algum legume ou verdura que não se goste muito
Outra opção são as penitências para o corpo, aquelas que fortalecem o corpo e combatem a preguiça. Exemplos:
- Dormir sem travesseiro
- Sentar-se apenas em cadeiras duras
- Rezar alguma oração prolongada de joelhos
- Trabalhar sem se encostar na cadeira
E ainda, temos as penitências morais, que ajudam a viver a caridade e o amor ao próximo. Exemplos:
- Não reclamar das contrariedades do dia
- Sorrir sempre, mesmo que esteja nervoso
- Moderar a frequência das redes sociais, celular e outros eletrônicos
- Fazer os serviços mais incômodos na casa ajudando os outros.
A coroa de espinhos:
Existem diversas práticas que podem nos ajudar a ensinar aos nossos filhos a praticarem atos de penitência na quaresma, mas existe uma que me encanta muito, que é a coroa de espinhos.
Essa atividade consiste em fazer uma coroa de massinha, EVA, gravetos, cordas, ou seja, de um material que seja possível fixar espinhos que podem ser feitos de palito de dentes. E cada espinho só pode ser removido quando a criança faz algum ato de caridade, penitência, tarefa de serviço no lar ou oração.
A missão é, a cada dia da quaresma fazer uma boa atitude que envolva algum dos itens que mencionei e assim no fim do período a coroa estar sem nenhum espinho. Aliviando assim os pequenos sofrimentos que causamos ao Nosso Senhor quando deixamos de realizar esses bons atos.
Para isso, teçam a coroa e pintem os palitos com tinta vermelha, depois de secos coloque na coroa e deixe a coroa no altar quaresmal para a cada dia fazerem o exame de consciência e revisitar as boas ações do dia, tendo sido executadas, um espinho pode ser removido.
Caso não tenha tantos espinhos quanto necessário para todas as crianças, você responsável, pode ir repondo sem que eles vejam, mas de forma que no fim da quaresma restem poucos itens.
Gostaram das dicas? Espero ter ajudado e que você consiga fazer da sua casa uma verdadeira Igreja doméstica.
Iniciaremos a Quaresma no dia 5 de Março, clique aqui para acompanhar as meditações diárias.
Comentários
Postar um comentário
E você, o que pensa a respeito?